13/01/2014

Cruelty Free Area #1: o b-a-bá

Como é sabido, eu sou uma criatura profundamente preocupada, ativa e militante na chamada "causa animal". Podem chamar-me petlover, doglover, catlover, e nunca mais daqui sairia com os patudos todos, e os asinhas todos, e os peixinhos todos. Com limites: perdoar-me-ão os mais convictos, mas odeio tofu, soja e afins. Não sou vegetariana. Não sou - e isto sei que jamais serei - vegan. E sim, sei que em homenagem às minhas mais profundas convicções, deveria ser vegetariana. Mas há uma coisa que respeito e acho razoável: a cadeia alimentar, a ordem natural das coisas, o facto de o Homem ser carnívoro. Tal como os cães e os felinos. Coisa diferente é a forma como o Homem trata os animais de que se alimenta, ou de quem retira alimento, que reclama, sem dúvida, o jejum de muitos alimentos. Basta pensar nos aviários. Nos matadouros. No transporte de animais. Enfim, um rol de bestialidades da raça que quase me deixam automaticamente vegetariana. Não fosse a gula, o sushi e a farinheira. Mas vou trabalhar nisto, comprometo-me. Não gosto de ser incoerente. E não vegetariana é uma enorme incoerência na minha existência.
Mas há, ao menos, um cuidado menos envolvido com o pecado mortal da gula, que todos temos de ter. E temos, em crescendo: não utilizar produtos testados em animais. Os chamados produtos Cruelty Free. A dificuldade? Encontra-los. Com garantias seguras que são, efetivamente, cruelty free. E sem que custem fortunas astronómicas face ao que estamos habituados a pagar.
O "B-A-BA" dos produtos de higiene pessoal, de limpeza doméstica, de cosmética, de higiene dos nossos patudos cruelty free passam necessariamente por estas questões:

1. Como saber, garantidamente, que um produto é cruelty free?
2. Vou ao supermercado e encontro produtos cruelty free e eco-friendly?
3. É possível substituir os produtos que utilizo por outros cruelty free com o mesmo orçamento?
4. Onde é que posso adquirir produtos cruelty free e eco-friendly de gama baixa (baratinhos), gama média (mais carotes) e de gama alta (caros!)?

As respostas são no site da PETA, sim, sim e eu digo!

Amanhã começo a explicar tudo o que sei. Não sou uma cientista da área, mas uma estudiosa. Ando deste Outubro a estudar o mercado, a natureza, os preços, as certezas e as marcas.
Uma coisa vos digo desde já: esqueçam todos os produtos da UNILEVER (Axe, Lux, Rexona, Dove, Linic, Vasenol, Skip, Sun, Surf, Comfort, Cif) e tudo o que seja do grupo L'OREAL. Estão na LISTA NEGRA da PETA. São 100% cruelty.

Amanhã volto, com o Cruelty Free #2: 100% positively shore.





Sem comentários:

Enviar um comentário