24/03/2014

Eat out: Wonder Crítica Vegetariana #1

A pergunta que mais me fazem, amigos, jornalistas, conhecidos, a minha-irmã-Catarina-quando-tenta-organizar-um-almoço-de-29-anos, enfim toda a gente quando sabe that I went veggie é esta: "mas o que é que come quando vai a restaurantes??!" (e a segunda e terceiras perguntas do top 3 é, claro, se não me custa tantoooo e o que é que me custa mais não comer; 2) Não me custa nada, 3) Farinheira).
Aviso desde já que d-e-t-e-s-t-o TOFÚ, SEITAN e a maior parte das produtos de SOJA.
Uma coisa é ser saudável e ser vegetariana (o que para mim significa não comer bicho algum, peixinhos incluídos), outra é querer muito ser vegan - NÃO QUERO - e fanática.
Para as muitas pessoas que procuram ser mais saudáveis e querem tentar ou fazer refeições vegetarianas fora de casa, seja em que restaurante for, vou escrever sobre as minhas experiências gastronómico-vegetarianas. Acreditem que em qualquer restaurante, da mais tasca das tascas até à cozinha de autor com estrelas Michelin, há sempre uma solução veggie.

Desta vez, num Sunday-ainda-mais-Family-Day, almocei no Great American Disaster, no Marquês de Pombal. É o típico Diner made in USA ou, em "brasileiro", uma lanchonete. E, assim sendo, associa-se de imediato o sítio à fast food ou a coisa gordurosas e cheias de molhos e coisas más. ERRO. O Great American Disaster tem dois hambúrgueres vegetarianos e uma mão cheia de saladas (basta pedir que não coloquem o ingrediente carnívoro). E ainda pizzas que podem ter apenas legumes e/ou fruta.

Pedi, para dividir com a minha filha, uma salada Jungle Jive e um hambúrger Green-a-rama. Um batido de manga sem lactose e, nham, tudo óptimo. A salada tem alfaces (frisada e roxa), cenoura ralada,  maçã, abacaxi, kiwi, queijo aos cubos (e fiambre, ou se põe os cubos de lado ou pede-se que não coloquem) e molho rosa para quem queira. O Green-a-rama é um hambúrguer de vegetais, com pimento e especiarias a dar um sabor exótico, servido com arroz de milho, espinafres salteados e salada de agrião, cenouras-bebés e tomate cherry. Naturalmente, pedi uma dose de batatas fritas, que eu adoro e são, notoriamente, vegetais. Tudo 5 estrelas.
E preços? Acessíveis, mesmo:
Salada Jungle Jive: 5, 65€
Hambúrguer Green-a-rama: 7,20€
Batido de Manga (sem lactose): 2,80€
Batatas fritas (dose): 1,10€
(R-e)c-o-m-e-n-d-o.


Um medley de hambúrguer Green-a-rama e a salada Jungle Jive
Batido de Manga (sem lactose)



Sem comentários:

Enviar um comentário