01/01/2014

Os passeios do Vasquinho #2

Passeio de domingo passado, que domingo é dia da família. Passeado: o Vasquinho. Fotógrafa: Dri.

O Vasquinho é um meu filhote lindo e meigo como algodão doce. O Vasquinho - A.K.A Vaca (ou Vasco Mariiiiaaaaa, quando faz porcaria) - foi resgatado pela Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita em Julho de 2013, estava abandonado ao lado de um contentor de lixo num estado lastimável. O Vasquinho estava cheio de carraças, pulgas e com uma horrível alergia à picada de pulga, tinha a pele do corpo em sangue e marcas de maus tratos. O mau estado do meu rapaz era tal, que a Veterinária que o assistiu achou que se tratava de um cãozinho sénior e cego. Quando os meus olhos bateram na sua fotografia grato e consolado na Vet, pensei: "este cãozinho vai ter os melhores últimos anos da sua vida. Vai ser mimado, tomar banhos de mar, correr na relva".
Dito e feito. Esteve uma semana com os voluntários da AAAAM, fui busca-lo dia 15 de Julho. A Cátia, a voluntária com quem falei para adotá-lo e que nos esperava no abrigo - a mim e ao Diogo - disse-me para não desanimar se o rapaz não tivesse grande reacção, que estava um pouco prostrado. Mas assim que cheguei junto da casota onde estava, e lhe disse "Vasquinho, a mãe veio buscar-te para irmos para casa conhecer os manos, o que é que achas?", o meu miúdo abriu os olhos, fixou-os em mim, e saltou para o meu colo a dar-me beijinhos. Assim. A mãe dele tinha chegado finalmente, para o levar para casa.
O Vaca não é cego, vê muito bem.
O Vaca não é sénior, tem 4 anos e meio.
E se fosse? Tinha mal?!
Nenhum. Mas dou graças pelos muitos minutos que ainda temos pela frente, juntos.
Foram dois meses de banhos com champô XPTO três vezes por semana. Desinfetar as feridas com betadine e pomada Halibut a seguir, de manhã e à noite. Limpar os ouvidos. Os olhos, com soro fisiológico, logo cedo e antes de dormir. Sentada ao lado do Vaca, no chão, para ele comer - que é um pisco, pois, tem a quem sair. E o Vaca, sempre ao meu lado. Sempre meigo, sempre simpático, sempre uma festa ao acordar e outra ao chegar a casa. Nunca mordeu ninguém, patudo ou humano. Porta-se bem, adora passear, detesta subir escada, ama a sua mãe mais que qualquer osso de roer. E todos os humanos que param para lhe dar festinhas. Ainda que, algures perto da Moita, estejam humanos que lhe fizeram mal e o deixaram no lixo, como se ele fosse nada. Vocês é que são uns NADAS, simulacro de gente, humanos de trazer por casa a rastejar no chão. O Vasquinho é mil vezes melhor que vocês. Não o merecem. Nem eu sei se o mereço. Mas esforço-me todos os dias.
Love U, Vaca!

 
 
 
O Vasquinho com a mãe no Coreto do Jardim da Estrela
 
 
"Vaca, olha o sol!"
 
 
Vaca e o seu "pão com salsicha" (cachorros é que o miúdo não come, não é?)
Não é lindo, o Vasquinho?!
 

Comeu o seu "pão com salsicha" todinho! Com ajuda, uma vez sem exemplo, porque a mãe e a mana Dri também comeram um. Todo no papo!
 

"Vaca, olha os patos!"
 
 

1 comentário:

  1. Adoro o Vasco / Vaca ;) é tão lindooooo e olha que dois cheios de pinta ;)

    ResponderEliminar